quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Arduíno

O que é um arduino?

 

Arduino é uma plataforma de hardware livre, baseado em microprocessador de código aberto, uma placa física em código aberto baseada em um circuito de entradas/saídas simples, e linguagem de programação padrão, que é essencialmente C/C++, sendo uma plataforma completamente personalizável já que todo o seu projeto é aberto aos usuários.
Uma das grandes vantagens do Arduino é o seu nível de personalização, como se trata de uma plataforma aberta, todo o projeto é disponibilizado aos seus usuários no site www.arduino.cc, assim caso o usuário queira ele pode montar o seu próprio Arduino e adicionar ou retirar funcionalidades de acordo com o seu projeto, o mesmo também pode ser feito com a sua IDE (software utilizado para programar o Arduino), que é de código aberto, e funciona nos sistemas operacionais Windows, Macintosh OSX, e Linux, diferente da maioria dos microcontroladores em que suas IDE's funcionam apenas no Windows.

Experimento 1 : Piscar um LED

 

           O experimento propõe um primeiro contato com o Arduino, aonde um LED será ligado a placa em uma porta digital, e através do código programado nele o LED piscará interruptamente,
com um intervalo de alternação entre acender e apagar de 1 segundo.
Nesse experimento serão utilizados os seguintes componentes: 1 LED, 1 resistor de 330 Ohm, 2 fios.



Experimento 2: Leitura de uma porta analógica com um LDR

 

           O experimento propõe um contato mais avançado com o Arduino, que consiste em ligar um LDR a placa Arduino em uma porta analógica e a partir do código fornecido a seguir, ler os valores fornecidos pelo LDR e enviá-los para a porta serial a cada 0,25 segundos.
Nesse experimento serão utilizados os seguintes componentes: 1 LDR, 1 resistor de 330 Ohms, 2 fios.


Experimento 3: Potenciômetro e PWM


          Esse experimento propõe que a partir da leitura de um potenciômetro ligado em uma porta analógica, e dos valores obtidos, eles sejam convertidos para o padrão PWM (0~255), e enviados para uma porta digital no caso ligada a um led, o que ajudará na percepção do que ocorre fisicamente no uso do PWM através da intensidade com que o led acenderá/apagará.

   O que é PWM (Pulse Width Modulation) - Modulação por Largura de Pulso


              Circuitos digitais só produzem dois números: "0" e "1". Já circuitos analógicos podem ter uma infinidade de variações. Por exemplo, em um circuito digital só podemos ligar ("1") ou desligar ("0") um motor ou uma lâmpada, enquanto que em um circuito analógico podemos controlar em infinitos gradientes o brilho da lâmpada desde o seu estado total de apagamento até o seu brilho máximo. Com um motor acontece o mesmo, podemos controlar em  gradientes sua velocidade, desde o seu estado de não rotação até a sua velocidade máxima. Para um circuito digital poder controlar um circuito analógico - um brilho de uma lâmpada ou a velocidade de um motor - há basicamente duas técnicas. A conversão D/A (Digital/Analógico) e a modulação por largura de pulso (PWM).


Experimento 4 : Som com arduíno e um LDR


A ideia deste esperimento é produzir um som cuja frequencia depende da intensidade da luz.
Circuito:
1. Um LDR é conectado através de um resistor a entrada analógica do arduíno. No exemplo utilizamos R=33 Kohms conectado no +V e no LDR em GND.
2. Utilizaremos a saída 9 do arduíno e apenas por precaução um resistor de 330 a 1 Kohms em serie com um alto falante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário